Eleições DAE
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO
DAE – Departamento de Articulações Estudantis 2011/2012
Escola Municipal Barão de Suassuna
Pelo presente Edital está convocada eleição para os cargos da Diretoria do DAE, Gestão 2011/2012. São convocados os estudantes do Ensino Fundamental e o EJA.
O cronograma estabelecido pela Comissão Eleitoral para a execução do processo eleitoral é o seguinte:
02 de maio |
Divulgação do Edital de Convocação de Eleição |
05 a 17 de maio |
Período de inscrições de candidatos |
17 de maio |
Entrega das propostas (programa de trabalho) |
19 de maio |
Homologação das chapas – Diretoria Executiva |
20 de maio |
Reunião para encaminhamentos da campanha |
23 a 27 de maio |
Campanha eleitoral |
27 de maio |
Treinamento Mesários/Secretários/Presidentes de Mesa/Fiscais |
28 de maio |
Capacitação com os candidatos |
31 de maio |
Eleição |
31 de maio |
Indicação dos Diretores de Departamentos |
03 de junho |
Posse da nova Diretoria do DAE - Gestão 2010/2011 |
1. Chapas:
As chapas inscritas devem indicar candidatos para os seguintes cargos: Presidente, Vice-Presidente, Diretor Geral, Diretor de Finanças, Diretor Social, Diretor de Comunicação, Diretor de Esportes, Diretor de Cultura, Diretor de Políticas Educacionais, Diretor de Meio Ambiente, suplentes (03).
2. Inscrição:
Os candidatos interessados deverão inscrever-se no período de 22 a 27 de novembro junto à Comissão Eleitoral. São elegíveis estudantes da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e o EJA. Os candidatos inscritos em chapas somente terão seus registros deferidos pela Comissão Eleitoral, se preencherem os seguintes requisitos:
1) serem matriculados;
2) não terem registros disciplinares, terem bom rendimento escolar e revelarem por suas atitudes a vivência da Filosofia e dos Valores da Escola (2011/2012).
As inscrições das chapas serão efetuadas por requerimento dirigido à Comissão Eleitoral, devendo constar nome e turma dos candidatos a diretoria do DAE.
Devem ser entregues à Comissão Eleitoral até o dia 17 de maio do ano em curso, em duas vias, as propostas (programa de trabalho, plataforma) de acordo com a Filosofia e os Valores da UMES. Quaisquer logomarcas, figuras e/ou representações devem ser submetidas à apreciação da Comissão Eleitoral.
3. Campanha:
A campanha será feita nas dependências do Barão de Suassuna do dia 23 de maio ao dia 27 de maio, podendo acontecer antes do início e depois do término das aulas e/ou durante os recreios. A campanha será feita por meio de cartazes, panfletos (santinhos), murais, som (horário eleitoral), internet, reuniões com os estudantes. A Comissão Eleitoral apresentará às chapas homologadas, no dia 20 de novembro, todas as orientações com detalhamento referente aos materiais, locais e momentos de divulgação. Cada chapa poderá investir até o máximo de R$100,00 com materiais de divulgação. As contas devem ser submetidas à Comissão Eleitoral. A divulgação deve respeitar o cronograma organizado juntos às chapas.
4. Eleição:
A eleição funcionará nos moldes de um verdadeiro pleito eleitoral. Ocorrerá no dia 31 de maio, no horário das 10h às 12h, das 15h às 17h e das 19h as 21h, para os estudantes da Escola Municipal Barão de Suassuna. No dia da eleição, não serão permitidas quaisquer tipos de manifestações (boca-de-urna). Essa prática constada e devidamente registrada junto à Comissão Eleitoral, se julgada procedente, acarretará à chapa infratora a perda de 50 votos.
5. Votação:
Os candidatos serão escolhidos por voto secreto em urnas. Serão classificados conforme ordem crescente dos votos. Os estudantes de todos os turnos integrarão a 1ª Zona Eleitoral Barão: Seção 1 – estudantes 5ª série e EJA; Seção 2 – 6ª série; Seção 3 – 7ª série; Seção 4 – 8ª série. A Comissão Eleitoral inscreverá estudantes do Ensino Fundamental e EJA que não fazem parte das chapas para atuarem como colaboradores (mesário, secretário, presidente de mesa). No dia 27 de maio, será feito o treinamento e o sorteio, se necessário. As chapas podem designar 1 (um) fiscal para cada Zona Eleitoral. Esses devem ser previamente inscritos junto à Comissão Eleitoral, e estarem devidamente identificados.
6. Apuração dos Votos:
A apuração dos votos será feita no dia 31 de maio a partir às 21:30, na sala dos professores pela Comissão Eleitoral. A apuração deverá ser acompanhada pelos fiscais de chapa e o representante da UMES.
7. Diretores de Departamentos:
As indicações para os cargos de Diretor de Esportes, Diretor de Cultura, Diretor de Meio Ambiente e Diretor de Políticas Educacionais devem ser feitas no dia 31 de maio.
8. Resultado e Posse:
O resultado, após o escrutínio dos votos e julgamento dos recursos, será divulgado no site da UMES (www.umesescadape.webnode.com.br). A posse da nova Diretoria do DAE - Barão, Gestão 2011 - 2012 ocorrerá no dia 03 de junho.
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral.
Escada, 02 de maio de 2011.
Sãnnchyllys Oliveira da Silva
Presidente da UMES